Translate

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Engordando a Oli

O post de hoje é para contar para vocês porque ando tão sumida. A verdade é que ando mega envolvida em um projeto chamado "Engordando a Oli".

Quem leu o post anterior, sabe que tivemos uma desagradável surpresa na pesagem da Oli. A pequena estava ganhando pouco peso (apenas 14g/dia). E o complemento receitado pelo pediatra estava sendo totalmente rejeitado por ela. Com isso, chamei a responsabilidade pra mim e estou super dedicada em aumentar a produção de leite.

Há quem diga que sou teimosa, que deveria colocá-la da fórmula logo, até porque ainda não controlamos 100% a alergia - alguma coisa continua passando na dieta e não sabemos o que - mas não chega a ser uma questão de teimosia minha. A Oli odeia o Pregomim, não se adapta bem à mamadeira e ama o peito, mesmo sendo uma preguiçosa de marca maior para mamar. Seria uma judiação tirar dela (e de mim também) esse momento tão gostoso

Muitas mamães passam por isso e acho que vale dividir a nossa experiência. Para produzir bastante leite precisamos estar bem hidratadas e bem nutridas. Para isso, fiz o seguinte:

A gastro da Oli me prescreveu tomar 8 xícaras de chá da mamãe (Weleda) por dia. Com isso, vai 1 caixa a cada 2 dias. E nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) o chá vem temperado com 20 gotas de tintura de algodoeiro (também comprada na Weleda). Aliás, para quem não sabe, alguns medicamentos de homeopatia necessitam de receita agora, e esse é um deles.

Além disso, em todas as mamadas eu bebo uma garrafinha de 600 ml de água. No café da manhã vai um copo de água de coco Do Bem e no almoço e no jantar, mais um copo de água. Com isso, estou ingerindo cerca de 4,5l de líquidos por dia.

Na parte da alimentação, não fico mais que 3 horas sem comer durante o dia

Tomo um café da manhã farto, com flocos de milho, leite de aveia, pão integral com frango desfiado, geléia e banana com aveia. Nos finais de semana tem até tapioca.

No lanche da manhã como um purê de frutas.

No almoço tem sempre arroz e feijão, verdura/legume, salada e alguma carne.

No primeiro lanche da tarde como uma torrada com geleia ou margarina.

No segundo lanche da tarde como uma canjica de milho doce (a de pacotinho).

No jantar tem sopa de legumes, salada, arroz, feijão e alguma carne.

Ah, e de sobremesa sempre tem algum doce de fruta: goiabada, bananada ou de abóbora (aliás, amo os doces da Ralston) ou eu mesma me aventuro a fazer alguma coisa, como canjica ou arroz doce, inspirada pelas festas juninas.

E aqui vale lembrar, que por conta da alergia da Oli, tudo que é consumido é limpo de leite de vaca, soja, ovo, nozes, peixes e frutos do mar.

Aí vamos para a parte 2: aumentar a demanda

Como eu teria que complementar a mamada com 60 ml de leite 3 x ao dia e a Dona Oli recusava leite que tinha saido da lata ou da geladeira (mesmo morninho), eu passei a bombear leite após a mamada e tentava dar na mamadeira. (O copinho foi um fiasco... ela babava mais do que mamava). Nem sempre ela aceitava o complemento. Esperneava até.

Aliás, meu marido fez uma analogia que me fez parar de querer entuchar leite nela: ele comparou o processo do complemento da mamada à alimentaçâo dos gansos para produzir foie gras. E no fim, parecia isso mesmo. Então se começava o chororô, eu parava.

O que aconteceu é que com isso meu corpo passou a produzir esse volume extra de leite e ele passou a sair om mais facilidade, poupando um pouco os esforços para mamar da Oli.

Na primeira semana eu conseguia extrair só 30 ou 40 ml após as mamadas. Na segunda semana já foi pra 80 ml. E aí, nesta semana a Oli parou de aceitar o complemento, porém passou a mamar muito melhor. E sem dar xiliques, como fazia antes.

1 semana depois o ganho de peso dela foi de 14g/dia para 24g/dia. e ainda queremos aumentar mais...

É preciso ter muita dedicação, paciência e controle., pois o processo da mamada passou a demorar mais... bem mais. Porém, acho que ela já está bem melhor. Bochechuda, sempre bem humorada, dormindo super bem e produzindo fraldas caprichadas. 



No dia 30 vamos voltar à gastro e aí saberemos se o esforço todo valeu em termos de ganho de peso, pois pra mim já valeu pelo aprendizado e pelas horas a mais de sono (dela e minha). Conto com a torcida de vocês!

E gente, estou só dividindo a minha experiência com a Oli. Não sou expert em amamentação (aliás, bem longe disso) e recomendo que qualquer problema nesse campo deve ser dividido com o pediatra. Ok?!

Até o próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário