Translate

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Aqui dá certo: A hora do banho

Como mãe de primeira viagem, eu bato a cabeça inúmeras vezes (ao dia) para tentar encontrar a melhor forma de criar a Oli, sem traumatiza-la demais. E de tanto errar, às vezes eu acerto. Ainda mais quando entra o marido para dar um help, e me mostrar algo que eu talvez não esteja percebendo.

Com o banho da Oli, foi assim. Lá nos posts iniciais eu contei para vocês que ela detestava a hora do banho. Chorava até. Aí, descobrimos que o problema não era o banho em si, mas o fato dela sentir frio. Então hoje eu vou dividir algumas experiências nossas da hora do banho que tem dado super certo. E saibam que atualmente, ela chora é para sair do banho.

Ela gosta tanto de tomar banho, que é só ela perceber que está indo pro banheiro que começa a ficar toda contente, dando gritinhos e risadas. Eu me derreto!

Vamos lá:

Eu sempre dei apenas 1 banho por dia na Oli. Mesmo quando fez aquele calor insuportável. E motivos não me faltam: primeiro porque dá um trabalhinho preparar o banho, e envolve toda uma logística de mantê-la entretida enquanto eu faço isso. Segundo porque em tempos de água escassa, acho importante colaborar. E ela nunca ficou suja e/ou suada ao ponto de precisar de um segundo banho no dia. Aliás, o que faço após as mamadas e refeições (quando ela se lambreca um pouco), é umedecer um algodão em soro fisiológico e limpar o rosto e pescoço dela. E ela está sempre limpinha e cheirosa.

O banho eu dou lá pelas 7 da noite. (No começo eu dava as 20h30, porque esperava o marido chegar para me ajudar. A melhor coisa que fizemos foi antecipar o banho, pois ela passou a dormir mais cedo e melhor. E eu uso o suporte antiderrapante para bebês da banheira que me ajuda a mantê-la na posição adequada sem escorregar, tanto de frente, quanto de costas.)



Aí, antes de preparar o banho eu procuro verificar se a temperatura do ambiente está agradável. Se estiver um pouco mais frio, eu aqueço o ambiente com o aquecedor e fecho portas e janelas para o calor não fugir. Se estiver bem frio, mantenho o aquecedor ligado. Aqui vale lembrar que o bebe costuma sentir mais frio do que nós. Ou seja, não somos referência.

O Banho da Oli era dado no quartinho dela até mês passado. Isso porque lá é mais quentinho e tenho toda a estrutura pronta. Eu enchia a banheirinha dela com 2 baldes de água quentinha (temperatura conferida com o termômetro de banheira). Dica: Para economizar água, a gente ainda aproveita o balde de água após o banho para a descarga.

Aí, eu pingava algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda (não essência sintética) para ajudar a acalmá-la e também deixava uma música relaxante de fundo. O óleo eu ainda mantenho, a música já não mais, porque no banheiro não tem som.

Agora que ela está mais malandra e o clima mais agradável, o banho passou para o banheiro, com a banheirinha no chão do chuveiro. Ah é, ela acha muito legal tentar se jogar da banheira... Então com a banheira no chão o susto e o estrago são menores. Ainda uso o suporte antiderrapante. Eu me abaixo ao lado dela, e o banho corre tranquilamente.

O banho segue aquela ordem básica: cabeça, corpo e pés. Então primeiro lavo e enxáguo bem a cabeça, rostinho e pescoço e depois seguimos para o resto do corpo. Para ajudar a distrair ela tem os potinhos dela com os quais brinca enquanto eu dou o banho. Eu inclusive aproveito os potinhos para o enxágue. Aí, eu deixo uma água morna e limpinha reservada para o enxágue final.

Desde pequenininha eu e o marido sempre conversamos muito tranquilamente com ela durante todo o processo do banho. Isso ajuda a acalma-la.

Quando o banho termina ela até sai da banheira numa boa. Seco muito bem todas as dobrinhas e a orelha. (ela adora que seque a orelha... faz até uma carinha fofa de "que gostoso"). Porém, é só ela perceber que vamos começar o processo de vestir o pijama que a briga começa. Ela chora mesmo. Acho que no fim, é o cansaço que a está vencendo.



Com o pijama vestido, é hora de mamar. E aí, ela já está bem molinha, pronta para mamar e dormir. (e acordar algumas vezes depois, até se deixar vencer pelo sono)


Aqui em casa o banho na banheirinha é um sucesso. Não vejo a hora dela perder o medo do chuveirinho (ela chorou horrores nas vezes que tentei apresenta-lo) para podermos mudar de fase!

Nenhum comentário:

Postar um comentário