Translate

sexta-feira, 7 de março de 2014

Ensaio fotográfico da família

Confesso, nunca achei que fosse fazer um ensaio de fotos destes tipo “família ansiosa e feliz”. Aliás, tem uma série de coisas que a gente acha que nunca vai fazer na vida até resolver fazer. Quando fica grávida e emotiva, então...

O meu problema com a tal sessão de fotos é que sempre achei muito pouco pessoal, quase artificial. Todo mundo se produz, com roupas que não usam normalmente, se fecham num estúdio com luz artificial e fazem caras e bocas na tentativa de registrar um momento feliz em família.

(Gente, essa é minha opinião pessoal. Eu sei perfeitamente que gosto cada um tem o seu e apesar de não parecer,  respeito o gosto de cada um.)

E então comecei a ver outros tipos de fotos e me encantei. Sim, porque eram fotos com vida, em lugares reais com os quais as pessoas pareciam ter algum envolvimento. E aí, em vez de sorrisos forçados para a câmera, surgiam sorrisos verdadeiros, olhares de cumplicidade e um carinho palpável.

Eu acho que a foto tem tanto poder. Imagina só conseguir eternizar um momento único de carinho, de cuidado, de espera, de amor, de cumplicidade em uma imagem? E a qualquer momento, quando você se sente para baixo, você tem a chance de olhar para aquela foto e resgatar aquele momento mágico.

Ah, isso sim eu queria. E assim fizemos.

A minha cunhada é uma diretora de arte/fotógrafa inspirada, que tem um olhar todo dela. E foi muito especial fazer as fotos com ela. Porque não foi preciso passar um briefing. Ela conhece a nossa história, tem acompanhado a nossa barriga e sabia exatamente o que ela precisava captar em cada imagem.

O resultado foram fotos que, com ou sem tratamento, me emocionam. (ok, talvez sejam os hormônios falando) Porém, me emocionam mesmo. Em cada imagem eu tenho a certeza do meu amor pela Olivia, pelo meu marido, pela nossa Zazá e sinto que fui abençoada com esta família.

E que bacana é ter alguém que conhece a nossa história para registrar este momento.

Sei que não dá pra ser assim com todo mundo, então o que eu poso oferecer são algumas dicas que talvez ajudem a conquistar fotos de encher os olhos – sem pretensões, nem nada. Quero apenas dividir minha experiência:

- Escolha um dia bonito para fazer as fotos. E que sejam feitas bem no início da manhã ou no fim da tarde para não ter problemas com sombras causadas pelo sol a pino.

- Prefira fazer as fotos entre os 7 e os 8 meses, quando a barriga ainda não está explodindo e toda torta.

- Converse bastante com o fotógrafo (se ele for um conhecido ainda melhor) sobre o que você imagina.

- Escolha lugares reais que você habita ou frequenta para as fotos. Isso dá um toque todo especial.

- Simplifique a produção: seja de roupas ou de elementos. Assim você gasta menos tempo se produzindo e quebrando a cabeça sobre como incorporar os elementos na foto e aproveita para fazer fotos lindas e especiais.

- Divirta-se muito, sem medo de parecer boba ou cafona.

Bom, vou dividir com vocês algumas fotos especiais. Espero que gostem (EU AMEI!)


Até o próximo post.


(Ufa, cumpri com a promessa de fazer um post útil e não mi mi mi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário