Translate

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Montando o quartinho

O quartinho da Olívia está pronto! Aliás, 99% pronto, pois ainda faltam alguns detalhes de decoração que estou garimpando. Porém, o que está pronto já me enche o coração de alegria (e alívio). Terminei o último detalhe hoje. E enquanto ainda está fresquinho na cabeça, quero contar um pouquinho sobre o processo de fazer o quarto. 

Eu pesquisei bastante antes de chegar nesta proposta. Não queria um quartinho tradicional e por isso foi muito difícil encontrar as referências certas. Queria um ambiente que transmitisse alegria e que fosse aconchegante ao mesmo tempo. Porém, não queria gastar uma fortuna com ele, uma vez que a casa na qual moramos é alugada e a tendência é nos mudarmos logo mais. Por isso, com exceção da poltrana (presente), pufe (presente), criado mudo e abajur (presente), todos os móveis foram reaproveitados. Eu nunca fiz questão de ter coisas novinhas para a Olívia usar. Queria apenas que estivessem em bom estado. E por sorte pude contar com móveis que foram do meu sobrinho, da minha sogra, do maridão quando era solteiro e presentes bem úteis e bacanas.

Sabem o que foi mais gostoso de fazer este quartinho? Ter a colaboração de tanta gente. (No final do post vou dar os créditos certinhos.) O quarto da Olívia virou um projeto da família e dos amigos. Bastante gente palpitou. E pessoas muito especiais realmente colocaram a mão na massa.

Começou com a minha mãe fazendo todo o enxoval de tricô. Sim, tudo o que vocês veem nas fotos que é de tricô foi a Vovó Beth quem fez. Gente, e como foi difícil chegar nesta paleta de cores. Foram horas de Skype (porque minha mãe mora em SC e eu em SP) e muitos testes. Há quem diga que eu me empolguei com a quantidade de cores... Pode ser, mas eu adorei o resultado.



Eu não queria um quarto temático, e no fim acabamos criando o que eu chamo do Jardim da Olívia (e da Zazá). E para trazer as artes que compõem o jardim, fui atrás de uma amiga minha de infância que faz adesivos. Como a casa é antiga, temos a sorte de ter um quarto grandinho. Então, ela desenvolveu uma grande árvore com folhas que trazem as estampas que minha mãe criou. Além disso, tem nuvens, flores, graminhas, passarinhos e corujas. Tudo feito especialmente para a Olívia. Eu errei em uma coisa: esqueci de pedir um gatinho. Porém já encontrei na internet algumas opções.

A cômoda foi projetada pela minha irmã, a tia Van, (que é arquiteta de mão cheia)na época em que ela estava grávida do meu sobrinho. Ela é super funcional e ganhou o maior destaque no quarto. Bastou trocar os puxadores e encapar com adesivo vinílico para recuperar alguns detalhes que surgiram com o tempo. E o berço era do Lipe também. E estava super bem conservado. Ele foi montado com bastante esforço pela vovó Beth e o vovô Evânio.



Aí, a vovó Sandra colaborou com a poltrona e o pufe. E o quarto já tinha carinha de quarto da Olívia. Nós compramos o criado mudo, moderninho do jeito que eu queria no bota fora da Oppa. E ganhamos de uma amiga super querida o abajur, que foi feito por ela.

Hoje eu terminei de mexer na única coisa que me incomodava muito: a cama. Ela é incrivelmente confortável, porém tem estrutura de metal preta! Nada a ver com o quarto. Aí, aproveitei que ainda estou em condições e fui até uma papelaria aqui do lado e comprei um rolo de fita de cetim. Com esse rolo eu encapei a estrutura e agora sim, o quarto todo se conversa.

Acho que no fim, mais do que a economia que fizemos com o quarto, o mais bacana foi ver ele tomando forma a partir da participação de gente querida. Aliás, uma reocmendação que faço é essa: sempre que possível, envolva as pessoas queridas nos projetinhos que envolvem o bebê. Fico imaginando que legal será contar para a Olívia como foi montar o primeiro quarto dela e poder dizer que as pessoas que já amam ela, mesmo antes dela nascer, tiveram o maior prazer em ajudar no que puderam. (sim, pode ser que os hormônios estejam me deixando melosa...)
E agora que o quarto está pronto é só aguardar a nossa pequena chegar.

Bom, conforme prometido, segue os créditos:

Enxoval de tricô (berço e cama) + Kit Higiene + Trocador: Minha mãe. Ela gostou tanto de fazer que vai começar a aceitar encomendas depois que a Olívia nascer. Então, quem tiver interesse, pode falar comigo pelos comentários que eu direciono o contato.

Abajur: Baju_Light and Art https://www.facebook.com/pages/BAJU-abajur/ ou @baju_lightandart (instagram)

Poltrona e Pufe: http://www.ovo.art.br/

Adesivos: http://www.knoblauch.com.br/

Criado Mudo: Oppa

Cômoda: Vanessa Prado Lopes. Minha irmã é uma arquiteta incrível, com super bom gosto. Quem estiver procurando, pode falar com ela pela fanpage dela: https://www.facebook.com/BLOGPLA

Espero que gostem!
Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário