Translate

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Oli vai à escola - Preparativos

Bom, e aquele momento tão esperado chegou: a Oli começou a frequentar a escolinha. E antes de contar para vocês como tem sido nossa adaptação, vale um post com os preparativos para tudo começar da melhor forma possível.

Então vamos à fase pré... Os preparativos!

Tivemos 2 reuniões com a escola antes do começo das aulas. Uma individual com a coordenadora pedagógica e outra com os outros pais para conhecer a professora. Achei bem bacana.

Na primeira reunião, a escola da Oli recomendou – e nós acatamos – que a adaptação só fosse feita após o carnaval, iniciando na terça-feira. Isso por 2 motivos bem coerentes:

Daria tempo de passar aquele caos inicial da volta às aulas e nós conseguiríamos preparar tudo de forma mais tranquila.

Começar a adaptação na escola e depois interrompe-la, poderia gerar stress e nos forçar a ter que começar tudo de novo.

Ai, vem a fase de adaptação à nova rotina:

Uma dica que dou, que eu mesma não cumpri, foi começar a fazer a adaptação da rotina da criança com pelo menos 1 semana de antecedência. No caso da Oli, optamos pelo período da tarde, uma vez que ela acorda depois das ,8 e pode desfrutar da companhia do pai pela manhã. No entanto, a soneca dela sempre foi boa depois do almoço. E eu tive que puxá-la para mais cedo.

Antes ela almoçava as 12:30/13:00 e dormia às 14:00/14:30. Agora, com a escola, ela dorme as 10:30 e almoça às 12:00. Porém, essa nova rotina foi dura de ser colocada em prática. Isso porque o sono também não vinha tão cedo, e para piorar a Oli demora pacas para comer, fazendo a gente chegar sempre atrasada. 

Para fazer ela dormir, na parte da manhã fazemos apenas atividades tranquilas, como massinha, desenhos, quebra-cabeças. Aí, conto uma história bem calminha, com ela já deitada na cama, e saio do quarto. Ela ainda demora uns bons 20 minutos para adormecer. Agora já estamos entrando nos eixos... Ela já está entendendo esse novo padrão. E eu tenho conseguido mantê-lo inclusive nos finais de semana, para facilitar para nós duas.

Para que a Oli se familiarizasse com esse novo momento – a ida para a escola -, 1 semana antes (e não antes disso, porque já me falaram que pode gerar muito expectativa e ansiedade nos pequenos) começamos a falar que ela ia conhecer um lugar novo, a escolinha, onde ela iria aprender muitas coisas novas e legais e faria novos amigos.

Além disso, no dia da reunião de pais nós tiramos uma foto com a professora e passamos a mostra-la para a Oli, falando que aquela moça era nossa amiga e que estaria na escola para fazer muitas coisas legais com ela. Isso foi bem bacana, por no dia 1, a Oli chegou na escola já perguntando pela professora, e foi com ela sem titubear, afinal era um ser familiar naquele universo novo. Nesse processo, vale perguntar o nome dos assistentes de sala e incluí-los nessa apresentação.

A compra dos uniformes também demanda bastante atenção. Isso porque além da diferença de preço entre as confecções, há alguma diferença entre os materiais usados, modelos e também do tamanho das peças.

A Oli, por exemplo, sempre usou o tamanho exato de acordo com a idade dela. Porém, na confecção onde comprei os uniformes dela tive que comprar tudo para o tamanho 1, pois o tamanho 2 ficava enorme (gigante mesmo, estilo saco de batatas). E para economizar tempo, preferi levar a Oli comigo para experimentar o uniforme. Isso foi ótimo. Dá mais trabalho na hora, para ela experimentar tudo, mas economiza muita chateação depois.

Como tudo na escola precisa ser identificado com nome completo, optei pela praticidade de encomendar um kit com etiquetas de um site. Gostei muito! Eu pesquisei os preços e achei o Kit Creche do site Meu Nominho bem justo.

Com tudo providenciado, 2 dias antes do início das aulas eu chequei se faltava alguma coisa e organizei tudo direitinho para diminuir o stress de ultima hora.

Aí, foi só esperar pelo início das aulas. E logo mais eu conto como foi nossa primeira semana! (Já adianto que tem sido bem tumultuado...)


E por aí, como foram os preparativos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário